Institucional
“Comunidade Evangélica Luterana São Lucas, 80 Anos de Bençãos”
Nestes 80 Anos nossa congregação passou por várias fases. no começo era apenas uma reunião de famílias de origem alemã que vieram para esta terra atrás de novas oportunidades.
Logo sentiram a necessidade da Palavra de Deus constante em suas vidas, e assim fundaram a nossa congregação São Lucas.
Vários Pastores já passaram por aqui, alguns já foram para o lar eterno, outros estão trabalhando em outras paróquias. Aqui contamos um pouco desta história de tantas bençãos derramadas sobre a Comunidade Luterana São Lucas de Horizontina.
Fundamentos Doutrinários
A Comunidade aceita toda a Bíblia ou Escritura Sagrada, tanto do Antigo como do Novo Testamento, como a infalível Palavra de Deus.
A Comunidade aceita ainda, como exposição correta dos ensinamentos bíblicos, os Livros Simbólicos da Igreja Evangélica Luterana reunidos no Livro Concórdia de 1580. As Sagradas Escrituras constituem a única norma da Fé e da Vida da Congregação.
A Comunidade tem por fim propagar o Evangelho de Jesus Cristo por meio da palavra, do livro, do jornal, do rádio e outros meios condignos, e administrar os Sacramentos do Santo Batismo e da Santa Ceia, ordenados pelo Senhor da Igreja.
Planejamento Estratégico
Missão
“Compartilhar com as pessoas a mensagem da salvação em Cristo, integrando-as na Família São Lucas, orientando-as para servir com seus dons à Igreja e ao próximo, para a glória de DEUS.”
Princípios da Comunidade São Lucas
Atividades
- Todas as atividades, programas e encontros promovidos pela Comunidade devem ter como objetivo fortalecer e/ou fazer seguidores de Jesus. (Mt. 28)
- A preocupação com as necessidades espirituais, emocionais, afetivas e físicas das pessoas deve ser constante e a Comunidade deve ir ao encontro das mesmas. (1 Jo 4.7-11).
Membros
- Cada membro possui dons que devem ser descobertos, desenvolvidos e usados dentro das diversas áreas da Comunidade (Ef 4.7-16; 1 Co 12).
- Um seguidor de Jesus é um membro responsável em sua Igreja. É praticante da Palavra em sua vida pessoal, envolve-se no trabalho da Comunidade e sente-se comprometido com ela (Tg 1.22-27).
- A participação em um grupo menor (Grupo Familiar, Departamentos, Diretorias ) é fundamental para o membro sentir-se “participante” da Comunidade.
- Todo membro deve ser ensinado a praticar o plano de Deus para a oferta do cristão (Ml 2.7).
Ministério Pastoral
- Além de “pregar a Palavra e ministrar os Sacramentos”, o pastor deve ter preocupação com o treinamento dos membros. Ele deve “preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o Corpo de Cristo” (Ef 4.12).
Crescimento Espiritual
- A Palavra de Deus, a Santa Ceia, as orações, a amizade entre membros, são fundamentais para o crescimento de cada membro da Comunidade. (At 2.42 / At 47).
Manutenção Financeira
- A Comunidade mantém-se exclusivamente com as ofertas dos membros (Ml 3.10).
O que Cremos
- Cremos no Deus triúno Pai, Filho e Espírito Santo.
- Cremos na Salvação única e exclusiva em Jesus Cristo.
- Que a salvação nos é dada pela graça de Deus.
- Que Jesus Cristo morreu na cruz para pagar os pecados de todas as pessoas do mundo e que a fé em Cristo nos dá a salvação eterna. O ponto chave mostrado por Lutero, foi que o “Justo viverá pela fé” – O homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei – Rm 3.28.
Cremos e confessamos o que diz no credo Niceno:
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, tanto das coisas visíveis como das invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os mundos, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo na virgem Maria e foi feito homem; foi também crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado; e ao terceiro dia ressuscitou segundo as Escrituras, e subiu aos céus, e está sentado a direita do Pai, e virá novamente em glória a julgar os vivos e os mortos, cujo Reino não terá fim. E no Espírito Santo, Senhor e Doador da vida, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; que falou pelos profetas. E numa única santa Igreja Crista e Apostólica. Confesso um só Batismo para a remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.